Para cumprir a missão de qualificar nossos alunos para o sucesso pessoal, no ano de 2019, o Colégio Sarah Dawsey deu início ao projeto SER+. O projeto foi desenvolvido para fortalecer o pilar socioemocional do colégio e estimular a ética, a criatividade e o senso crítico de nossos alunos.
O objetivo do projeto Ser+ é desenvolver as habilidades socioemocionais de maneira estruturada, envolvendo professor, aluno e família. Promovemos a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento, por meio de diversas ferramentas, como livros, personagens, jogos e atividades interativas, adequados a cada segmento.
O Projeto Ser+ conta com a participação familiar para um suporte socioemocional efetivo também para promover ações que agreguem à comunidade a qual pertencemos.
Quais são os objetivos do projeto?
– Na sala de aula, os alunos debatem sobre problemas que afligem as pessoas e falam sobre seus medos e desejos, aprendendo a enfrentá-los.
– No ensino médio, por exemplo, há o projeto Roda de Conversa, que consiste em encontros com os alunos da 2ª série e profissionais formados em áreas de interesse da turma.
– Promovemos, ao longo do ano letivo,campanhas que contemplam assuntos fundamentais para o âmbito escolar, tais como: bullying, depressão e solidariedade. Os alunos estão constantemente envolvidos em projetos sociais que trabalham a empatia e a transformação social.
Como o projeto se aplica a cada segmento?
Na Educação Infantil, utilizamos fantoches e livros com histórias de vivências comuns à faixa etária de 3 a 5 anos. Nessas histórias, as crianças conseguem identificar e nomear os sentimentos, bem como aceitar e tentar lidar melhor com eles, dentro das suas possibilidades.
No Ensino Fundamental Anos Iniciais, as histórias se assemelham à faixa etária 6 aos 10 anos. O fantoche dá lugar ao mascote, que vira um grande amigo da turma e faz visitas às casas de cada um, com a proposta de compartilhar momentos especiais.
No Ensino Fundamental Anos Finais, com a chegada da pré-adolescência, as questões mudam e a dinâmica de aula é outra. Para acompanhar essa mudança,trabalhamos séries desenvolvidas especialmente para o projeto, que abordam temas pertinentes à vida pessoal e social desses jovens.
Durante o Ensino Médio, o processo da escolha de carreira é marcado por ansiedade, medos e expectativas familiares. Por isso, os alunos contam com a ajuda do Projeto de Vida – Orientação Profissional, que tem um papel de extrema importância, pois ajuda os alunos a lidarem melhor com esses fatores e sentimentos.
Por meio da tecnologia, o Google for Education explora novas formas de aprendizado entre aluno e professor. A interação com as ferramentas do Google torna as aulas mais atrativas para a geração que já nasceu conectada e ajuda os alunos a aprender no próprio ritmo, tornando-os solucionadores de problemas complexos e colaboradores eficientes.
Todo conteúdo inserido na plataforma do Google for Education pode ser acessado a qualquer momento, do local onde o aluno ou o professor estiver, a partir de qualquer dispositivo. Uma vez que 100% do material didático – livros, trabalhos, documentos, e-mails, agendas e tarefas – fica salvo automaticamente em nuvem
Os aplicativos da Google possibilitam uma maior interação entre os próprios alunos durante tarefas e a aplicação das metodologias ativas. Eles facilitam também o desenvolvimento de atividades escolares, como trabalhos em grupo, por exemplo. Alguns aplicativos foram criados exatamente para serem usados de forma mais participativa e colaborativa, pois possibilitam alterações e edições em tempo real, propiciando a realização de tarefas e afazeres de modo compartilhado.
O Sarah Dawsey trabalha na perspectiva da educação integral, ou seja, que valoriza todos os aspectos do desenvolvimento humano – para além do cognitivo. Artes, música, movimento, ludicidade, desenvolvimento de habilidades e competências específicas, tudo está contemplado no programa de formação integral, nas atividades complementares ao currículo.
Conheça as atividades eletivas disponíveis para os alunos, no contraturno:
- Canto Coral
- Ballet Baby
- Ballet Clássico
- Capoeira
- Oficina de Culinária / Mini Chefs
- Basquete
- Futsal
- Ginástica Artística
- Ioga
- Karatê
- Prática Musical
- Teatro
- Jazz
- Xadrez
- Projeto de Música
O método do Instituto d’O Passo é utilizado em nossas aulas de música, presente na matriz curricular da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, com projetos nos quais o saber, entender e fazer música são vivências coletivas e acessíveis a qualquer pessoa.
Palmas e voz são os únicos recursos sonoros realmente necessários para a construção de uma base sólida de ritmo e afinação. Para enriquecer as experiências musicais, os alunos do Colégio Sarah Dawsey utilizam também instrumentos como surdo, caixa, repique, tamborim e agogô.
O processo de aprendizagem musical contribui para a concentração, foco, organização e autonomia dos alunos.
- Projeto Alimentação
Projeto Alimentação
Parte importante do processo de aprendizagem, a alimentação adequada e balanceada deve estar presente na rotina escolar. No Colégio Sarah Dawsey, o desenvolvimento de hábitos saudáveis, através da experimentação de novos alimentos é um processo contínuo.
Preconizamos a oferta de alimentos in natura, frutas, legumes, verduras, sucos naturais e alimentos integrais, de modo que os alunos possam, desde a primeira infância, ter contato com opções mais benéficas à nossa saúde.
Desenvolvemos várias atividades de educação alimentar e nutricional, em todos os segmentos, através de gincanas, brincadeiras lúdicas e aulas de culinária, impulsionando cada vez mais o contato com os alimentos e ressaltando a sua importância na nossa saúde e qualidade de vida.
As refeições são produzidas dentro dos padrões de higiene, seguindo boas práticas de manipulação, com gostinho de comida caseira, saudáveis, à base de alimentos frescos e naturais, e sobretudo, são feitas com muito carinho: nosso ingrediente especial.
Na educação infantil, o consumo de diferentes frutas in natura, pães nutritivos com grãos e sementes (desenvolvidos especialmente para o colégio), sucos naturais, além de proteínas de diferentes formas é o diferencial dos nossos lanches.
O turno integral conta com cardápio bem variado e colorido, com legumes, verduras, cereais, leite, ovos, carnes e frutas, garantindo o aporte nutricional necessário para o crescimento e desenvolvimento das crianças, além de permitir diversas atividades de estímulo à experimentação. Destacamos nosso cuidado e atenção às alergias e sensibilidades alimentares tão presentes nessa fase.
Os alunos do ensino fundamental, anos iniciais, dispõe de opções que atendam às suas necessidades energéticas do dia a dia, seja no turno integral ou integral bilíngue. Trabalhamos todos os grupos de alimentos, em apresentações atrativas e saborosas, de forma a despertar a curiosidade para experimentar o novo, com um olhar atento a seletividade alimentar, característica dessa fase.
Já os alunos do ensino fundamental anos finais e ensino médio contam com uma cantina que oferece opções saudáveis e nutritivas para lanches e refeições, permitindo que façam escolhas alimentares mais adequadas.
- Projeto Integral
Jogos, teatro, musicalização, culinária, ludicidade, esportes e comunicação oral e corporal: oferecemos tempo e espaço para criar, vivenciar, ser e sentir.
A proposta educacional do Colégio Sarah Dawsey também oferece projeto de educação em tempo integra,l que vai muito além de expandir a carga horária. Nosso objetivo é proporcionar experiências que garantam uma aprendizagem significativa, com ênfase no desenvolvimento cognitivo, social e intercultural.
O projeto integral abrange os segmentos da Educação Infantil até o Ensino Fundamental Anos Iniciais. O programa permite que os alunos acessem atividades diversificadas e monitoradas no contraturno.
Além de favorecer a socialização, por meio de atividades pedagógicas que incentivam a integração com outras crianças, o debate e o pensamento coletivo, o projeto promete equilibrar as atividades relacionadas ao lazer e o ócio. O planejamento pedagógico transforma os momentos de diversão em oportunidades de aprendizagem.